» PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE SANEAMENTO EM CENTROS URBANOS: FUNDAMENTOS PARA A FORMULAÇÃO DE UM MODELO CONCEITUALSÉRGIO RODRIGUES AYRIMORAES SOARES

O tema em si reflete uma grande preocupação com as formas de organização e o planejamento das ações de saneamento, em particular dos sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários. Nesse sentido, o presente trabalho propôs, a partir de uma análise teórica e do estudo de caso de cinco grandes cidades brasileiras, as bases para o estabelecimento de uma teoria sobre planejamento em saneamento e para a formulação de um modelo conceitual. Como se trata de uma questão complexa, a metodologia empregada exigiu uma abordagem fora do escopo tradicional da engenharia, resultando na avaliação de diversas áreas de conhecimento relacionadas às ações de saneamento. A fundamentação teórica compreendeu a execução de três artigos técnicos que objetivaram definir os elementos constituintes do modelo conceitual, compreendendo os seguintes aspectos: a) o processo de urbanização no Brasil e sua relação com os sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários; b) os aspectos político-institucionais e econômico-financeiros do setor de saneamento no Brasil; e c) as relações entre saneamento, meio ambiente e saúde pública. Os estudos de caso consistiram em um levantamento sistemático do desenvolvimento urbano e da evolução dos sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários no Distrito Federal e nas cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Recife, de modo a se verificarem os tipos de infra-estrutura adotados e os diversos fatores condicionantes das ações de saneamento. O modelo conceitual proposto, com base na fundamentação teórica e nos estudos de caso, foi estruturado em um formato matricial, conciliando os diversos aspectos envolvidos no planejamento dos sistemas de abastecimento de água e de esgotos sanitários de uma forma simples e sistematizada. Desse modo, o modelo permite a identificação das inter-relações entre os componentes desses sistemas de saneamento e as dimensões de análise que integram o processo de planejamento. Em função da complexidade da questão do planejamento, o modelo conceitual não se encerra em sua concepção, consistindo em um ponto de partida para a formulação de um instrumento de planejamento e para a reintegração das questões de saneamento no planejamento das cidades. A fundamentação teórica e os estudos de caso revelaram a importância e a necessidade de que as diversas interfaces do saneamento sejam melhor compreendidas pelo engenheiro, para a revisão de seus próprios conceitos e como estímulo à solução dos problemas urbanos.

The subject of this research indicates a great concern with the management and planning of sanitary systems in particular water supply and sanitation. On this way, bases for the establishment of a sanitary planning theory and a conceptual model development were suggested supported by a theoretical analysis and case studies of five large metropolitan areas in Brazil. Because it was a complex task, the adopted methodology involved aspects that were not related only to engineering, resulting in the evaluation of different disciplines linked to sanitary systems. The theoretical analysis was structured in the form of three technical papers that aimed to establish the elements for the conceptual model formulation. The papers deal with the following aspects: a) urbanization process in Brazil and its relations with water supply and sanitation; b) political, institutional, economic and financial aspects of the Brazilian water sector; and c) relationships between water supply, sanitation, environment and public health. The case studies approach consisted in a systematic survey of the urban development and water supply and sanitation evolution of five cities in Brazil: Brasília-DF, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre and Recife. The types of infrastructure adopted and the several aspects that influenced the implementation of the urban water systems were investigated. The suggested conceptual model, based on theoretical analysis and case studies, was structured in a matrix format linking several aspects related to water supply and sanitation in a systematic and simple way. Therefore, the model allows identify the relationships between urban water systems components and the analysis dimensions of planning process. Due to the complexity of this matter, the conceptual model does not end after its conception, consisting in a starting point for the creation of a useful planning tool and for the reintegration of sanitary issues on city planning. However, the theoretical analysis and the five case studies showed to the engineer the importance and necessity of considering the several water and wastewater interfaces, to be able to review his own concepts and as an incentive to the solution of urban problems.

RICARDO SILVEIRA BERNARDES

Nelson L. Rodrigues Nucci

Oscar de Moraes Cordeiro Netto

Abastecimento de Água , Cidades Brasileiras , Esgotos Sanitários , Modelo Conceitual , Planejamento , Saneamento