» AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DE EFLUENTES DE LAGOAS DE ESTABILIZAÇÃO TENDO EM VISTA O REÚSO DE ÁGUA NA PISCICULTURAAMY VASCONCELOS DE SOUZA

A presente pesquisa tem como objetivo fazer um estudo a respeito da toxicidade dos efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto de Samambaia – ETE, no Distrito Federal, tendo em vista seu reúso na piscicultura. O experimento foi realizado na própria estação, na área da Unidade Piloto de Samambaia (UPS), no período de março a novembro de 2001, utilizando as águas residuárias da Lagoa de Polimento Final – Módulo II, e como bioindicadores, as larvas e alevinos das espécies tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e carpa prateada (Hypophthalmichthys molitrix). Para a implantação da parte experimental da pesquisa construiu-se um abrigo, no qual foram instalados equipamentos diversos para a execução dos testes. A avaliação dos efluentes foi feita por intermédio da realização dos testes de toxicidade preliminar, definitivo agudo, definitivo crônico e de sensibilidade. Os procedimentos utilizados nos ensaios de toxicidade são baseados nas normas preconizadas pela APHA (1995), ABNT (1993), CETESB (1990), USEPA (1995) e IBAMA (1990). A toxicidade dos efluentes é avaliada em relação aos seguintes parâmetros: temperatura, potencial hidrogeniônico (pH), oxigênio dissolvido, amônia, bem como a mortalidade dos peixes. A análise estatística dos parâmetros físico-químicos fundamenta-se nos métodos de análise de variância, no teste de Wilcoxon e no método Probit, que calcula a porcentagem de organismos mortos (CL50). Nas condições de realização do experimento, constata-se que os efluentes tratados da estação não causam toxicidade aguda para as espécies tilápia do Nilo e carpa prateada, nem toxicidade crônica para a tilápia do Nilo. Além disso, os peixes remanescentes dos ensaios são considerados de qualidade sanitária satisfatória com relação a coliformes fecais (NMP/g), Staphylococcus aureus (UFC/g) e Salmonella sp. Portanto, face a esses resultados, deduz-se que os efluentes da ETE – Samambaia oferecem potencial para reúso na piscicultura.

The present research has the objective to perform a study about the toxicity of the effluents of the Samambaia Waste Treatment Plant, Brasília – DF, with the finality of water reuse in aquaculture. The experiment was done in the Treatment Plant, in the Samambaia Pilot Unit, during the period of March to November of 2001, using the wastewater of the Final Polishing Pond – Module II, and, as bio-indicators, larvae and early life stages of Nile tilapia (Oreochromis niloticus) and silver carp (Hypophthalmichthys molitrix). For the implantation of the experimental part of the research, it was necessary to build a shelter in which equipments were installed for the execution of the tests. The evaluation of the effluents was done through the toxicity tests: preliminary, acute definite, chronic definite and sensitivity. The procedures used in the essay were based on the standards established by APHA (1995), ABNT (1993), CETESB (1990), USEPA (1995) and IBAMA (1990). The toxicity of the effluents was evaluated taking into account water temperature, pH, dissolved oxygen and ammonium, as well as the fish mortality. The statistical analysis of the physical-chemical parameters was based on the methods of variety analysis, Wilcoxon’s test and Probit’s method to calculate the percentage of dead organisms (CL 50). In the conditions the experiment was executed, it was observed that the treated effluents do not cause acute toxicity to Nile tilapia and silver carp, nor chronic toxicity to Nile tilapia. Moreover, the remaining fish of the essays were considered to have satisfactory sanitary quality in terms of fecal coliform (NMP/g), Staphylococcus aureus (UFC/g) and Salmonella sp. Therefore, these results evidence the possibility of the use of the ETE – Samambaia effluents for aquaculture.

MARCO ANTONIO ALMEIDA DE SOUZA

Liliana Pena Naval

Ricardo Silveira Bernardes

Águas residuárias , Aqüicultura , Lagoas de Estabilização , Piscicultura , Reúso de Água , Toxicidade