» ESTUDO DA POLUIÇÃO E AUTODEPURAÇÃO NOS RIOS MELCHIOR E DESCOBERTO, NA BACIA DO DESCOBERTO – DF/GO, COM AUXÍLIO DE MODELOS MATEMÁTICOS DE SIMULAÇÃO DE QUALIDADE DA ÁGUA, PARA ESTUDOS DE SEU COMPORTAMENTO ATUAL E FUTUROMARCELO ORLANDI RIBEIRO

Aproximadamente 40% da população total do DF (mais de 2.000.000 de habitantes), concentrados nas cidades de Ceilândia, Taguatinga e Samambaia, lançam seus esgotos nas cabeceiras do rio Melchior, que também recebe a drenagem dessas cidades, e é afluente do rio Descoberto, um dos tributários do futuro reservatório do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Corumbá IV, que poderá ser utilizado para abastecimento público. Apesar da função de diluição de esgotos imposta aos rios Melchior e Descoberto, ainda não haviam sido realizados estudos sobre a capacidade de autodepuração dos rios dessa bacia. Este estudo teve o objetivo de mostrar o grau de poluição e alteração dos rios e avaliar a capacidade de autodepuração, utilizando modelos matemáticos de simulação da qualidade da água. Para a realização deste estudo, foram necessárias campanhas intensivas de coletas de dados de qualidade da água e fluviométricos em campo, principalmente, devido ao fato de não se conhecer a vazão do rio Melchior, principal corpo hídrico receptor. No horário de vazão de pico de esgoto, a vazão total de esgotos supera a vazão do próprio corpo receptor, alterando fortemente as características hidrológicas e de qualidade de água do rio Melchior. Foram obtidos dados hidrológicos e de qualidade da água no campo, referente ao período de estiagem do ano de 2000, em 8 pontos ao longo dos rios Melchior e Descoberto. Foram realizadas medições de vazão e das variáveis de qualidade da água OD, DBO, DQO, ciclo do nitrogênio, ciclo do fósforo e coliformes. Utilizando os dados obtidos neste trabalho e dados obtidos pela CAESB, foram realizadas simulações utilizando os modelos matemáticos de simulação da qualidade da água WQRRS e QUAL2E-UNCAS. Foram, então, realizadas simulações de cenários futuros, verificando a influências dos níveis de tratamento de esgoto e localização dos pontos de lançamento desses efluentes. Verificou-se que o sistema Melchior-Descoberto possui alta capacidade de autodepuração, evidenciado pelos altos coeficientes de reaeração, além da contribuição trazida pelo lançamento de efluentes com alta concentração de algas pela estação de tratamento de esgotos de Samambaia, que influenciou na recuperação do nível de OD. Verificou-se que a atual carga de nutrientes que chegam ao último ponto de monitoramento ainda é preocupante, do ponto de vista da eutrofização do futuro reservatório do AHE Corumbá IV, mesmo após a depuração ocorrida ao longo dos rios Melchior e Descoberto, configurando a necessidade de remoção de nutrientes nessa bacia, com o objetivo de evitar uma maior deterioração da qualidade da água do futuro reservatório.

About 40 % of the population of DF (more than 2.000.000 inhabitants), concentrated in the cities of Ceilândia, Taguantiga e Samambaia, have their sewage flushed into the Melchior river, that also receives the drainage of these cities, and is a tributary of the Descoberto river, which is one of the tributaries of the Corumbá IV Hydropower reservoir, that may be adopted for public water supply. Despite the sewage dilution role to the river Melchior and Descoberto, no study on their natural purification had yet been made. This study was developed to show the degree of pollution and river alterations and to evaluate the stream purification capability by using water quality models. Intensive field works had to be carried out to collect hydrologic and water quality data, due to the fact that the flow of the Melchior river had never been previously measured. At sewage peak flow, its value is higher than the natural flow of the Melchior river, modifying strongly its hydraulic characteristics and water quality. Field work for collecting data was carried out, during the dry season of the year 2000, in 8 points distributed along the length of the rivers Melchior and Descoberto. Measurements of flow and water quality parameters DO, BOD, nutrients (P and N) and coliforms were performed. Using collected data and data obtained by CAESB, modeling using the QUAL2E – UNCAS and the WQRRS models were carried out, and after calibration of the model, simulations of future scenarios were performed. It was verified that the rivers Melchior and Descoberto have high natural purification capability, expressed by high reaeration coefficient, helped by the contribution brought by the effluent of Samambaia treatment plant with high alghae concentration, that contributed to the recovery of DO levels. It was also inferred that the nutrient load at the last monitoring point is still high, in terms of euthrofication of the future impoundment of the Hydroelectric Corumbá IV, leading to needs for treatment for further nutrient removal.

SERGIO KOIDE

Íria Vendrame

Nestor Aldo Campana

Controle de poluição da água , Modelagem Matemática , QUAL2E – UNCAS , Qualidade da água