» ESTUDO E AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DAS FONTES DO PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIAFELICIANO DE ABREU

O trabalho tem como objetivo principal estudar a origem da contaminação das águas das fontes que alimentam a Piscina Velha do Parque Nacional de Brasília, visando identificar, principalmente, as possíveis causas da contaminação da fonte 1, utilizada para consumo humano pelos freqüentadores do Parque. Como objetivo secundário, foi realizado o acompanhamento e avaliação da qualidade da água subterrânea junto à nascente do Córrego do Acampamento como forma de detectar uma possível contaminação da mesma provocada pelo aterro do Jockey Club e, também, verificar a possibilidade da contaminação do Córrego do Acampamento estar atingindo a fonte1 da Piscina Velha. Para realização dos estudos, foram abertos poços de monitoramento que permitiram, também, uma melhor avaliação do perfil geológico do local. Foram coletadas amostras de água nas fontes, nos poços e nos cursos de água da área próxima das fontes e instalado um pluviômetro na área do Parque para o acompanhamento dos índices pluviométricos. Os estudos realizados indicam que a principal fonte de contaminação das águas da fonte é a infiltração das águas de escoamento superficial, que carreia os contaminantes para o aqüífero. Devido à pouca profundidade do aqüífero próximo à fonte, às características geológicas e à estrutura do solo, o aqüífero está pouco protegido e a ocorrência de eventos de contaminação das águas da fonte, em geral, é observada após eventos de precipitação. Este estudo e o monitoramento semanal realizado pelo IBAMA não recomendam o consumo humano dessa água sem desinfecção, porém não há restrições quanto à balneabilidade nas piscinas.

The main objective of this work is to study the sources of contamination of the water springs that feed the old pool in the Parque Nacional de Brasília (PNB), aiming to identify the possible causes of contamination of the spring 1, used as drinking water by the public. As a secondary objective the water quality of the phreatic aquifer at the Acampamento stream nascent was monitored in an attempt to detect a possible contamination coming from the Jockey Club Municipal waste dump, and to verify the possibility that the contamination of the Acampamento stream could be reaching the spring. To carry out the studies, monitoring wells were bored and they allowed a better assessment of the local geologic structure. Water samples were collected from the springs, wells and streams in the nearby area and a raingage was installed in the PNB. The studies indicated that the main source of contamination of the spring waters is the infiltration of surface runoff, that carries the contaminants into the aquifer. Due to the shallow depths of the aquifer near the springs, to the geologic characteristics and to the soil structure, the aquifer is barely protected and the occurrence of contamination events are observed after the occurrence of precipitation events. This study and the weekly sampling carried out by IBAMA has shown that the comsuption of the spring water without disinfection is not recommended, although there is no restriction to swimming.

SERGIO KOIDE

Luiz Rafael Palmier

Amostragem de água subterrânea e superficial , Contaminação difusa , Escoamento superficial , Hidrologia Subterrânea