» REGIONALIZAÇÃO DE VAZÕES NO DISTRITO FEDERALVALÉRIA CAMBOIM GÓES

A tomada de decisões concernente à área de recursos hídricos requer, muitas vezes, uma estimativa dos valores de vazões. Essa estimativa nem sempre é viável, principalmente, devido à carência de registros fluviométricos e à deficiência na distribuição da rede de postos de medição de vazão. Para suprir essas dificuldades, faz-se uso de modelos hidrológicos ou de regionalização que possibilitam fornecer dados fluviométricos de forma mais rápida e de confiabilidade aceitável. Com o objetivo de melhor representar a dinâmica da paisagem de bacias hidrográficas do Distrito Federal, foi proposto neste trabalho, formular modelos de regionalização de vazões que pudessem incorporar variáveis representativas das modificações de uso e ocupação do solo da região, possibilitando a estimativa de valores anuais de vazões mínimas, médias e máximas e, tendo como subsídio para a obtenção dessas variáveis, as técnicas de geoprocessamento. As técnicas de geoprocessamento mostraram-se uma ferramenta importante na aquisição de informações características das bacias hidrográficas, possibilitando um melhor conhecimento da área estudada. Os resultados mostraram que as variáveis de uso e ocupação solo que foram analisadas neste trabalho, áreas impermeáveis, solo exposto e áreas irrigadas, sofreram modificações ao longo do tempo, sendo a fração de áreas impermeáveis a variável mais expressiva dentre as três estudadas. Em geral, essas modificações contribuíram para um melhor ajuste dos modelos de regionalização. No que se refere à verificação dos modelos, observou-se que todos os modelos tenderam a superestimar os valores de vazão mínima, média e máxima, sendo que as melhores estimativas foram obtidas para as vazões média e máxima.

Decision making regarding the water resources area requests, a lot of times, the runoff values estimation. This estimation is not always viable, mainly, due to the runoff records lack and the deficience in the distribution of the runoff measurement posts net. To supply this difficulties, are used hydrologic or regionalization models that permits to provide runoff data more quickly and with acceptable reliability. With the best purpose to represent the landscape dynamics of Distrito Federal watersheds, it was proposed in this work, to formulate runof regionalization models that could incorporate variables that represents land use and occupation changes, permiting the estimation of minimum, average and maximum runoff values, using for this the Geographical Information Systems (GIS). GIS techniques were shown an important tool in the acquisition of watersheds characteristic informations, permiting a best knowledge of the area. The results showed that the land use and occupation variables that they were analyzed in this work, impermeable areas, exposed soil and irrigated areas suffered modifications along the time, being the impermeable areas fraction the most expressive variable among the three studied variables. In general, this modifications contributed for a best agreement of regionalization models. With relationship to the regionalization models verification, was noticed that all of the models tended to overestimate minimum, average and maximum runoff values, being that the best estimates were obtained for average and maximum runoff.

Néstor Aldo Campana

Alain Marie Bernard Passerat de Silans