» DESENVOLVIMENTOS EM METODOLOGIAS MULTICRITÉRIO PARA PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO EM AUDITORIAS AMBIENTAIS: APLICAÇÃO PARA ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS EM BRASÍLIA/DFREGINA COELI MONTENEGRO GENERINO

Trata o presente trabalho de verificar a adequabilidade de método multicritério na proposição de suporte metodológico passível de ser utilizado na realização e na avaliação de auditorias ambientais obrigatórias. Os métodos multicritério são muito utilizados na comparação de alternativas, quando existem múltiplos objetivos. Como instrumento de auxílio à tomada de decisão, favorecem a escolha de alternativas de forma mais eficiente e racional. Após estudos preliminares realizados, foram escolhidos os métodos multicritério MEMCDM – Multi Expert – Multi Criteria Decision Making e o ELECTRE TRI, para formulação do referido suporte. Embora de natureza genérica, o suporte desenvolvido teve como caso de aplicação a auditoria ambiental de duas ETEs (estações de tratamento de esgotos) da Companhia de Água e Esgotos de Brasília (CAESB), que possuíam graus bastante diferenciados de desempenhos ambientais. O método ELECTRE TRI determina a definição de um certo número de auditorias de ETEs (auditorias fictícias), de performances ambientais diversas, para servirem como padrões de referência. O ME-MCDM foi escolhido em face de duas de suas características: a) a de propiciar uma avaliação global agregada de uma situação e b) a de utilizar uma escala não numérica para avaliação dos critérios, o que pareceu ser fator pertinente, considerando-se que os critérios ambientais, muitas vezes, podem não ser precisamente mensuráveis. Para a formulação desse suporte, houve estabelecimento de 9 critérios de auditoria, com pesos específicos, e o uso dos limiares p, q e v, sendo p o limiar de preferência, q o de indiferença e v o de veto (não-comparabilidade). Esses limiares estabelecem as relações de preferência entre as avaliações. Após a formulação desse suporte, houve seu teste nas ETEs da CAESB, a partir da realização de auditorias ambientais por dois grupos independentes de auditores. Com a realização desse teste, verificou-se a pertinência do suporte metodológico para uso em estações de tratamento de esgotos. Em seguida, após testes de parâmetros e análises de sensibilidade, chegou-se ao conjunto de resultados que permitiu avaliar a pertinência das diferentes abordagens adotadas.

This Dissertation attempts to verify the adequateness of a mulcriteria method in the proposition of a susceptible methodological support to be used in carrying out and evaluating compulsory environmental auditing. Multicriteria methods are often used to compare alternatives, when there are multiple objectives. As an aid instrument in decision-making, they help us choose alternatives in a more efficient and rational way. After carrying out preliminary studies, the Multicriteria methods ME-MCDM – Multi Expert – Multi Criteria Decision Making and ELECTRE TRI were chosen to formulate the abovementioned support. Although being of a generic nature, the support developed was tested in the environmental auditing of two waste treatment plants of CAESB ( Brasília Water and Sewage Company), with very different degrees of environmental performance. The ELECTRE TRI method establishes a certain number of environmental auditing of waste treatment plants (fictions auditings), of different environmental performance, to serve as standard. The MEMCDM was chosen for two of its characteristics: a) that of providing an aggregated global evaluation of a situation and b) that of using a non-numeric scale for evaluating the criteria, which seemed to be a pertinent factor, considering that, very often, the environmental criteria can not be measured precisely. To formulate this support, nine auditing criteria were established with specific weights, and the use of thresholds p, q and v, with p as the preference threshold, q as the indifference threshold and v as that of veto threshold (non comparability). These establish the preference relationships between the evaluations. After formulating this support, it was tested in the waste treatment plants of CAESB, through environmental auditing carried out by two independent groups of auditors. With this test, the pertinence of the methodological support for use in waste treatment plants was observed. After parameter tests and sensitivity analyses, the results obtained made it possible to evaluate the pertinence of the different approaches adopted.

OSCAR DE MORAES CORDEIRO NETTO

Paulo César Franco Barbosa

Marco Antonio Almeida de Souza

Auditoria Ambienta , Auxílio à decisão , ELECTRE TRI , Estação de Tratamento de Esgotos - ETE , Métodos Multicritério