» SIMULAÇÃO MATEMÁTICA DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CHUVA EM VAZÃO: ESTUDO DO MODELO TOPMODELRENATO FIGUEIRO VARELLA

Neste trabalho foi avaliado o desempenho global do modelo TOPMODEL de simulação matemática do processo de transformação de chuva em vazão aplicado a bacia do rio Descoberto. Os valores de evapotranspiração foram determinados considerando a variabilidade espacial de cobertura do solo utilizando técnicas de geoprocessamento . Foi estudada a influencia da resolução espacial do modelo numérico do terreno nos resultados produzidos pelo modelo e nos valores dos parâmetros. Os resultados mostraram que dois parâmetros influenciaram significativamente nos resultados do modelo: m, coeficiente de decaimento exponencial da transmissividade do solo e T0 a transmissividade lateral para solo saturado, cujos valores obtidos na calibração do modelo dependem diretamente da resolução espacial do modelo numérico terreno. A determinação dos parâmetros do modelo não apresentou dificuldades e nas simulações realizadas, foram obtidos ajustes adequados em termos de volume, vazão de pico e tempo ao pico, mas a forma do hidrograma não foi reproduzida adequadamente pelo modelo.

In this work, the model for mathematical simulation of the rainfall-runoff process, TOPMODEL, has been evaluated through a simulation of the Descoberto river catchment The evapotranspiration values were calculated considering ground covers utilizing geoprocessing techniques. The influence of the grid size of the digital elevation map in the model’s results and in values of the parameters were studied. The results showed that two parameters possess great influence in model outputs: m, exponential storage and T0 , the lateral transmissivity when the soil is saturated, for which, the values obtained in the calibration procedure have shown its dependence to the size of the digital elevation map grid. No difficulties were found in the estimation of the model parameters and in the simulatons carried out, volume, time and values of peakflows were satisfactorily fitted, but the hydrograph was not well represented.

NESTOR ALDO CAMPANA

Jaime J. S. P. Cabral