» DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA PERDA LAMINAR DE SOLOS, NO DISTRITO FEDERAL, POR MEIO DO GEOPROCESSAMENTOGUSTAVO MACEDO DE MELLO BAPTISTA

Este trabalho teve por objetivo zonear e diagnosticar qualitativamente a severidade dos impactos ambientais ocasionados pela perda de solo por erosão laminar no Distrito Federal, por meio de técnicas de Geoprocessamento. A espacialização desses impactos só foi possível a partir das características de tolerância às perdas laminares para cada tipo de solo, entendida nesta dissertação como o limite aceitável de perdas que não compromete a possibilidade do solo produzir agricolamente, além da profundidades dos solos, por entender que as perdas são mais significativas em solos rasos e pouco profundos do que em solos profundos e muito profundos. Além disso, o trabalho mostrou ser possível a adoção da Equação Universal de Perda de Solo – USLE, de Wischmeier e Smith (1978), através de uma metodologia empregada em um Sistema de Informações Geográficas além de apresentar suas limitações conceituais e quais os ajustes devem ser adotados para a melhoria do modelo, visando estimativas de perda de solo por erosão laminar para grandes áreas. A análise dos resultados, tornou possível identificar que cerca de 19% do território do DF sofre impactos ambientais por perda laminar de solos, além de locá-los espacialmente, o que possibilita que as ações emergenciais sejam direcionadas.

The aim of this dissertation is to define zones and to diagnose the environmental impact, in qualitative way, on soil loss provoked by laminar erosion in Distrito Federal. Geoprocessing technics are used in this study to demonstrate our results. The spacial identification of these impacts was only possible by the features of laminar loss tolerance for each type of soil and by soil deepness. Tolerance is understood in this dissertation as an acceptable limit of loss which did not interfere in the agricultural capability of soil production. Losses are more significant in shallow and less deep soils rather than in deep and deeper soils. This dissertation has shown how useful is Universal Soil Loss Equation – USLE (Wischmeier e Smith, 1978), in a Geographic Information System´s methodology and, at the same time, we tried to demonstrate the conceptual limits of the model and adjustments which should be adapted in order to improve it for the case of soil loss provoked by laminar erosion in large areas. The analysis of results firstly made possible to identify that 19% of the DF territory suffers environmental impacts by soil laminar losses. Secondly, it is provided here the location of them in order to suggest possible emergency actions which could be conducted.

NABIL JOSEPH EID

Roberto Rosa