» Simulação Hidrológica08/11/2016

1. INTRODUÇÃO: generalidades, sistema, modelo, simulação, classificação de modelos ou sistemas, modelos determinísticos, modelos estocásticos, desenvolvimento de modelos.

2. MODELOS PRECIPITAÇÃO-VAZÃO: modelos determinísticos, modelos semi-conceituais, modelos conceituais de micro-escala.

3. OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DE MODELOS HIDROLÓGICOS: conceitos de otimização, técnicas iterativas, utilização de técnicas iterativas em modelos hidrológicos.

4. SÉRIES TEMPORAIS: conceitos básicos, identificação e ajuste de modelos para séries hidrológicas, tendência, sazonalidade e estacionariedade, geração de séries sintéticas, séries sintéticas e regularização de vazões.

5. MODELOS ESTOCÁSTICOS DE PREVISÃO: introdução, previsão com base em série temporal, previsão com base em modelos integrados, modelos do tipo “Transfer-function”, limites de confiança para previsão.

6. SIMULAÇÃO COMBINADA: aplicações mostrando a utilização combinada das técnicas determinísticas e estocásticas.

_____________

ABBOTT, M.B., Computational Hydraulics, Ed. Pitman, Inglaterra, 1979.

ASCE Task Committee on Hydrology, Hydrology Handbook, ASCE, Estados Unidos, 1996.

CUNGE, J.A., HOLLY, F.M. e VERWEY, A., Practical Aspects of Computational River Hydraulics, Ed. Pitman, Inglaterra, 1980.

DeBARRY, P. (Org), GIS Modules and Distributed Models of the Watershed, ASCE, Estados Unidos, 1999.

MAIDMENT, D.R. (edit.), Handbook of Hydrology. McGraw-Hill, Estados Unidos, 1993

NIX, S.J., Urban Stormwater Modeling and Simulation, Ed. Lewis, Estados Unidos, 1994. RAMOS, F. et al., Engenharia Hidrológica, Série ABRH , vol. 2, 1989

RIGUETTO, A.M., Hidrologia e Recursos Hídricos, Editora EESC-USP, São Carlos, 1999.

SALAS, J.P., DELLEUR, V. e YEVJEVICH, W.L., Applied Modelling of Hydrology Time Series, Water Resources Publications. Estados Unidos, 1980.

TUCCI, C.E.M., Modelos Hidrológicos, Editora da Universidade/UFRGS/ABRH, Porto Alegre, 1998.

Dados da Diciplina

Codigo: 365688