» Introdução à Hidráulica08/11/2016

1. PROPRIEDADES DOS FLUIDOS: definição, peso específico, massa específica e densidade; viscosidade; pressão de vapor; tensão superficial e capilaridade; elasticidade.

2. HIDROSTÁTICA: manometria, forças em superfícies planas e curvas, empuxo, estabilidade de corpos submersos e flutuantes.

3. EQUAÇÕES FUNDAMENTAIS: tipos de escoamento, conceitos de sistema e volume de controle, conservação de massa, equação de energia e suas aplicações, equação de Bernoulli, linhas de gradiente de energia, equação da quantidade de movimento e suas aplicações.

4. ESCOAMENTO PERMANENTE EM TUBULAÇÕES: efeitos de viscosidade, escoamentos laminar e turbulento, perdas distribuídas e localizadas.

5. ESCOAMENTO UNIFORME EM CANAIS: fórmulas de cálculo; seção ótima.

6. MEDIÇÃO DE VAZÕES: tipos de medidores; precisão; seleção de medidores.

7. BOMBAS HIDRÁULICAS: bomba centrífuga teórica; curvas características; sistemas de bombeamento com adutoras.

Bibliografia

CHOW, V.T., Open-Channel Hydraulics, McGraw-Hill, Nova Iorque, Estados Unidos, 1959. FOX, R.W. e DONALD, A.T., Introdução à Mecânica dos Fluidos, Livros Técnicos e Científicos, 40 edição, Rio de Janeiro, 1995.

FRENCH, R.H., Open-Channel Hydraulics, McGraw-Hill Book Co., Estados Unidos, 1985.

LENCASTRE, A., Hidráulica geral, Hidroprojecto, Portugal, 1983.

MACINTYRE, A.J., Bombas e Instalações de Bombeamento, Guanabara Dois, Rio de Janeiro, 1980.

POTTER, M.C. e WIGGERT, D.C., Mechanics of Fluids, Prentice-Hall, U.S.A., 1991.

SOTELO AVILA, G., Hidraulica General, Volume I, Ed. Limusa, México, 1980.

Dados da Diciplina

Codigo: 362794