» Drenagem28/04/2016

1. INTRODUÇÃO: historia da drenagem, conceito de drenagem, tipos de drenagem, efeitos e consequências da falta de drenagem, pesquisa e desenvolvimento de métodos e materiais, princípios da drenagem.
2. PROJETO DE ESTRUTURAS DE DRENAGEM: cargas e pressões do solo, testes de materiais, projeto de estruturas de drenagem (tubulações, galerias, etc).
3. MATERIAIS DE CONSTRUCAO DOS SISTEMAS DE DRENAGEM: descrição, determinação da durabilidade, investigações de campo, caracteristicas da agua e do solo e durabilidade, corrosão, selecao de materiais, custos das instalacoes, tecnicas construtivas.
4. ESTIMATIVAS DE VAZÕES DE DRENAGEM: metodos estatísticos, metodo do pluviograma unitário sintético, método racional.
5. PROJETO DOS SISTEMAS DE DRENAGEM URBANA: descrição dos sistemas, partes constituintes, dimensionamento hidráulico, traçado das redes, dissipadores de energia, dimensionamento de bocas-de-lobo, bueiros, transições, bacias de detenção.
6. DRENAGEM DE TERRAS BAIXAS E OU IRRIGADAS: equações de drenagem sub- superficial, valas de drenagem, drenos sub-superficiais, traçado do sistema, dimensionamento do sistema, recuperação de terras por drenagem.
7. DRENAGEM DE RODOVIAS E PAVIMENTOS: drenagem longitudinal, bueiros, pontes, dimensionamento, sub-drenagem de pavimentos, drenagem de aeroportos.
8. DRENAGEM COM PROPÓSITOS ESPECIAIS: conservação do solo, prevenção de erosão, drenagem em barragens, controle de cheias, drenagem de construções, prevenção de deslizamento de encostas.
_____________
Bibliografia:
BOTELHO, M.H.C., Águas de Chuva – Engenharia das Águas Pluviais nas Cidades, Ed. Edgard Blucher Ltda., São Paulo, 1978.
CEDERGREN, H.R., Drenagem dos Pavimentos de Rodovias e Aeródromos, Tradução de H. N. Guida, Livros Técnicos e Científicos Ed. SA/Instituto de Pesquisas Rodoviárias, Brasil, 1980.
CETESB/DAEE, Drenagem Urbana – Manual de Projeto, CETESB/DAEE, São Paulo, 1979. CRUCIANI, D. E., A Drenagem na Agricultura, 4a. edição, Nobel, São Paulo-SP, 1987. DAKER, A., Irrigação e Drenagem: A Água na Agricultura, Editora Freitas Bastos, Rio de Janeiro, 1988.
DNER – Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, Manual de Hidrologia Básica Para Estruturas de Drenagem, DNER, Rio de Janeiro, 1990.
GRASSI, C.J. et al., Manual de Drenagem Agrícola, Editora EPUFPb, Campina Grande, 1985.
RIGUETTO, A.M., Hidrologia e Recursos Hídricos, Editora EESC-USP, São Carlos, 1999. TUCCI, C.E.M. et al., Drenagem Urbana, Editora da Universidade/UFRGS/ABRH, Porto Alegre, 1995.
WILKEN, P.S., Engenharia de Drenagem Superficial, CETESB – Cia. de Tecnologia de Saneamento Ambiental, São Paulo, 1978.

Dados da Diciplina

Codigo: 362875